Em um dos espaços do Grande Expediente da sessão de terça-feira, 13/12, o vereador Aloísio Bamberg (PPL) homenageou o padre Blásio Guido Jacobi, da paróquia Santa Luzia, do bairro Estância Velha. Além do homenageado, participaram do ato diversos membros da paróquia.

Bamberg lembrou a chegada do padre Blásio à Paróquia há mais de 20 anos, destacando a transformação implementada pelo religioso. Segundo o vereador, a liderança do padre produziu melhorias significativas naquela comunidade, resultando na construção da igreja e salão paroquial que se destacam na cidade. Tudo com recursos obtidos com a própria comunidade.

O vereador também lembrou que a liderança e a dedicação do padre Blásio resultou também na construção da igreja São Vicente de Paula e das capelas da Conceição, do Espírito Santo e a de Santa Rita de Cássia. Bamberg revelou que o pároco deixa a comunidade agora para outro padre e assume novo e importante desafio no Vicariato de Canoas.

Considerando a forte ligação do vereador Dario da Silveira (PDT) com a comunidade católica de Canoas, Bamberg o convidou a também se manifestar na homenagem. Depois de tecer elogios ao padre, Silveira garantiu que a sua atuação “vai ficar marcado na história de Canoas e dos canoenses”. Outro vereador convidado a participar, Ivo Fiorotti (PT), leu para os presentes a carta de despedida que padre Blásio distribuiu na comunidade religiosa onde atua.

Padre Blásio se disse “feliz com o reconhecimento da Câmara de Vereadores”, mas considerou que o verdadeiro homenageado deveria ser o povo que construiu as igrejas e as capelas. Ele destacou especialmente a contribuição das pessoas pobres da comunidade pela sua disposição em participar, em contribuir. E ensinou: “Se alguém quiser fazer algo pela comunidade, deve trabalhar com os pobres”.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10