Foi aprovado por unanimidade, na sessão de terça-feira, 13/12, projeto que dá o nome do Pastor José de Silva da Igreja Batista Filadélfia à praça do loteamento Verdes Campos, no bairro Harmonia. A proposta, de autoria do vereador Emílio Neto (PT), em parceria com Airton Souza (PP), homenageia o pastor que liderou a construção da Igreja Batista Filadélfia de Canoas e participou da construção de outras 17 igrejas e implantação de várias congregações.

O projeto atendeu também a solicitação de moradores do bairro, que solicitaram através de um abaixo-assinado, a colocação do nome do pastor na área verde dois do loteamento, localizada entre as ruas José Maia Filho e Jorge Amado. O pedido foi um reconhecimento ao trabalho realizado pelo pastor José da Silva, por mais de uma década, no bairro Harmonia, até seu falecimento, em 2009. Segundo o vereador Emilio Neto, a obra foi conquistada no Orçamento Participativo de 2010 através de uma ampla mobilização dos moradores do bairro.

Testemunho

O vereador Airton Souza confirmou as referências elogiosas feitas ao pastor, garantindo que se tratava de “um dos seres mais brilhantes e generosos” que conheceu. Airton, que pertence a mesma igreja, revelou que foi acolhido e amparado pelo pastor José e sua família em momento difícil da sua adolescência. Familiares do pastor homenageado participaram da sessão.

Nome de rua

Na mesma sessão, foi aprovado projeto do vereador Humberto da Silva Araújo, Betinho do Cartório (PTB), dando nome à rua do loteamento Mont Serrat, no bairro Estância Velha. Pela proposta, a atual Rua 19 passará a se chamar de José Galvão Sarti.

Betinho lembrou que José Sarti foi soldado do Exercito, da Brigada Militar, escrivão de Policia, Delegado de Policia, sócio-fundador e primeiro secretário da Associação dos Delegados de Policia do Estado do Rio Grande do Sul (ASDEP). Depois, optou pela carreira jurídica, aposentando-se como desembargador do Tribunal Regional Federal da 4ª Região. O neto e advogados amigos do homenageado participaram da sessão.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10