Os vereadores Emílio Neto (PT) e Dario da Silveira (PDT) prestaram homenagem aos conselheiros tutelares na sessão de terça-feira, 22/11, pela passagem do seu dia, comemorado em 18 de novembro.

Emilio Neto elogiou o trabalho desenvolvido pelos conselheiros canoenses, avaliando que “a função de conselheiro é uma missão, um sacerdócio”. Observou que ainda falta uma estrutura melhor para o desenvolvimento desse trabalho. O vereador garantiu que ele e Dario Silveira compreendem a importância do trabalho de conselheiro, por isso a homenagem.

Silveira destacou a função de garantir o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), executado pelos conselheiros, como extremamente importante. Ele também lembrou projeto seu que resultou na Lei Municipal 5.508, de 2010. A lei garante prioridade para adolescentes institucionalizados na concessão de vagas em cursos profissionalizantes, projetos de inserção profissional e contratos de estágios efetuados pelo Município de Canoas.

O vice-presidente da micro-região I, Rogério Bahi Behn, agradeceu a homenagem em nome dos conselheiros e fez um relato sobre as dificuldades da atividade. Observou que eles conseguem atender apenas 40% da demanda, tendo que selecionar os casos mais graves e urgentes, em detrimento dos demais. Para Flávia Gonçalves, vice-coordenadora da micro-região II, falta atender os direitos sociais dos conselheiros. Observou, ainda, que eles não têm direito a férias e licenças e também não têm data certa para receber o salário.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10