Por iniciativa do vereador Emílio Neto (PT), foi reservado espaço no Grande Expediente da sessão de quinta-feira, 17/11, para homenagear o Fórum da Economia Popular Solidária de Canoas, pelos 10 anos de atuação. Representantes dos grupos que integram o Fórum participaram da sessão, e o grupo do artesanato apresentou uma mostra das peças que produz.

O vereador salientou a importância do Fórum ao reunir e fortalecer os produtores da economia solidária. Falou sobre o sistema de produção, destacando sua diferença na maneira de produzir, vender e trocar produtos, em relação à economia tradicional. Emílio Neto salientou também a cooperação entre os integrantes desse sistema, “sem explorar os outros”, observou.

Representantes de alguns grupos também se manifestaram, relatando experiências e apontando as vantagens do sistema. Conforme Sandra Pires, do segmento de artesanato, o Fórum já conta com 51 grupos, envolvendo cerca de cinco mil pessoas. Eva Dorneles, do segmento de alimentação, recordou que seu grupo iniciou nas comunidades eclesiais de base.

O Diretor de Economia Solidária da Prefeitura, Adair Barcelos, destacou o apoio da Espanha, através do La Salle, para o projeto. Ele avaliou que o Fórum de Canoas é o mais organizado da região. “E tem projeto para o futuro”, garantiu.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10