Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Câmara Municipal de Canoas realizou, nesta terça-feira, 10, a entrega do Prêmio Picucha Milanez. A cerimônia homenageou 10 personalidades femininas que se destacam em suas áreas de atuação na cidade.

O prêmio, instituído em 1997, por decreto legislativo, é conferido anualmente pela Câmara Municipal de Canoas a mulheres que tenham se destacado em sua área de atuação ou meio social. O Prêmio recebeu o nome Picucha Milanez para homenagear Maria Filomena Rumi Milanez, conhecida como “Vó Picucha”, falecida em 1973.  Uruguaia, nascida em Rivera, em 1888, ela estabeleceu residência onde hoje é o município de Canoas, aos sete anos de idade, juntamente com sua mãe. Aos 19 anos, casou-se com Fioravante Milanez. Picucha se destacou na luta pela construção do Hospital Nossa. Senhora das Graças e pelo trabalho em favor de crianças carentes

O presidente da Câmara, vereador José Carlos Patricio (PSD), conduziu a solenidade, acompanhado pela Vice-Prefeita, Gisele Uequed, que integrou a mesa principal juntamente com o 1º secretário Vereador Eric Douglas (PTB) e do 2°secrtário Vereador Aloisio Bamberg (PCdoB). A Vice-Prefeita Gisele disse se sentir muito feliz por estar participando deste importante momento para a Cidade que enaltece o trabalho das mulheres canoenses. Ela enfatizou que as homenageadas fazem a diferença na sociedade e incentivam meninas e jovens. “ Vocês são exemplo para muitas meninas, que hoje estão em Canoas e visualizam que querem emitir sua opinião, que querem fazer a diferença e não sabem como”, observou a Vice-Prefeita. Também falou que neste mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, devemos agradecer a todas as mulheres que lutaram para que pudéssemos estar hoje tendo voz comemorando nossos direitos e sendo homenageadas pelo trabalho que realizamos.

Na sua fala o Presidente Patricio, enalteceu as mulheres, que lutam sempre pelos seus direitos, contribuindo com a sociedade canoense. Para Patrício as mulheres hoje estão se destacando cada vez mais no mercado de trabalho, na política e nos diversos setores da sociedade. Que há hoje um grande percentual de famílias lideradas por mulheres. E que apesar de tantas conquistas, ainda são vítimas de preconceito e discriminação, presentes na sociedade de uma forma geral. Hoje há 36 mil mulheres trabalhadoras em nossa cidade, segundo pesquisa realizada pela Universidade La Salle. O Vereador pondera que esse crescimento, deu-se, porque as mulheres se empoderaram, foram resilientes e tiveram consciência que podem, que são capazes e devem lutar por seus direitos de igualdade.

Representando as homenageadas, Cláudia Azevedo Oliveira, indicada pela bancada do PV, agradeceu ao Legislativo, pelo reconhecimento do trabalho das indicadas ao prêmio. Em seu discurso disse que as agraciadas, representam todas as mulheres. São pessoas que lutam todos os dias por uma sociedade melhor e têm paixão pelo que fazem. E que cada mulher pode ser o que quizer, na hora que quizer, pois todos somos iguais e com direitos iguais, porém com vontades diferentes. Cláudia disse que as homenageadas são exemplo de empoderamento e foram atrás do que estava no coração e fizeram o que queriam.  

 

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10