Integrante da delegação brasileira que participou da 45ª edição da WorldSkills, maior competição de educação profissional do mundo, o estudante Leonardo Moraes, do Senai AJ Renner de Canoas, foi homenageado na sessão de terça-feira (19/11), em Grande Expediente proposto pela vereadora Maria Eunice (PT). O país obteve a terceira colocação no evento, realizado em Kazan, na Rússia, entre os dias 22 e 27 de agosto, com 13 medalhas.

A diretora do Senai, Fernanda Barbosa dos Santos, enfatizou que chegar em uma competição e ficar entre os dez primeiros do mundo exige muito trabalho, dedicação, horas de estudo e preparação. “É uma conjunção de esforços. Muitas vezes, essa é a primeira oportunidade de os alunos conhecerem outro país. São culturas e vivências diferentes, tudo isso é muito gratificante e nos orgulha muito contribuir para a formação desses jovens, que são o futuro da nossa indústria”, afirmou.

A delegação brasileira, composta por 63 jovens, entre eles nove gaúchos, ficou em terceiro lugar na competição, atrás apenas da China e da Rússia. O país conquistou duas medalhas de ouro, cinco de prata e seis de bronze, além de certificados de excelência em 28 ocupações. "Foi uma experiência muito gratificante. O Senai está de parabéns", salientou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e integrante do Conselho Nacional do Senai, Paulo Chitolina.

Leonardo competiu na ocupação Manutenção Industrial. Antes de chegar à WorldSkills, participou das etapas estadual e nacional. "É uma honra ter chegado aonde chegamos. Foi a primeira vez na cidade e na história do Rio Grande do Sul que conseguimos ficar em primeiro lugar na seletiva nacional e chegar na etapa internacional", contou.

Maria Eunice defendeu a importância de dar visibilidade às ações desenvolvidas pelo Senai pela relevância do trabalho realizado no município. "Esse Grande Expediente demonstra a relevância e o papel do Senai na educação profissional de jovens e adultos", ponderou a vereadora.

 

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Aline Cruz/CMC

 

 

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10