A Comissão de Direitos Humanos, da Criança, do Adolescente, do Jovem, do Idoso e da Segurança Pública (CDHCAJISP) da Câmara Municipal de Canoas, recebeu na terça-feira (19/11), em reunião ordinária, representação da Guarda Municipal. O presidente da CDHCAJISP, vereador Sargento Santana (PTB), abriu os trabalhos ouvindo o GM Gonzaga fazer uma exposição do Sistema de Registro On Line de Violência Escolar (Rove). Segundo o representante da Guarda, que estava acompanhado do GM Gilmar, o sistema é uma importante ferramenta para os professores e diretores de escolas públicas para a identificação de situações de violência envolvendo os alunos, dentro e fora da escola.

O Rove teve sua implantação iniciada em 2011 e é baseado na metodologia utilizada pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. É uma plataforma on-line, na qual professores e diretores de escolas podem fazer as comunicações de situações de violência, que depois serão monitoradas pela Guarda. Os registros, depois de verificados, são encaminhados ao Conselho Tutelar, à Polícia Civil e à Secretaria Municipal de Educação, dependendo da gravidade das situações.

O vereador Paulo Ritter (PT), integrante da CDHCAJISP, e a assessora do gabinete da vereadora Maria Eunice (PT), Rosana Leivas, sugeriram o agendamento de um Grande Expediente, que deverá ocorrer em 10 de dezembro, para apresentar o sistema Rove. Na reunião, o vereador Santana também decidiu pelo encaminhamento de um pedido de providências à Prefeitura para que o Rove seja utilizado em todas as escolas do município. Atualmente, menos de 40% das escolas acessam o sistema. Paulo Ritter sugeriu que a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), da Secretaria Estadual de Educação, seja contatada para que as escolas da rede pública estadual também acessem o sistema. 

 

Texto: Assessoria da CDHCAJISP/Miguelito de Assis Medeiros (Jornalista 15.798/RS)

Foto: Aline Cruz/CMC

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10