A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (15/10), Grande Expediente alusivo ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB), celebrados em 23 de outubro. A homenagem foi proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Cezar Mossini (MDB), que prestou reconhecimento à atuação dos aviadores da Ala 3.

A comemoração do Dia do Aviador faz referência à data em que o brasileiro Alberto Santos Dumont, no ano de 1906, realizou o primeiro voo do 14-Bis, no Campo de Bagatelle, na França. Na abertura da sessão, Mossini, que é cabo da Aeronáutica aposentado, destacou a importância de refletir sobre o trabalho revolucionário de Santos Dumont. "Os grandes homens são aqueles que mudam as realidades, aqueles que têm uma colossal capacidade de transformar a vida das pessoas. Santos Dumont foi um destes que revolucionou a história da humanidade", enfatizou. O presidente afirmou ainda que os homens e mulheres da Aeronáutica possuem uma missão maior, pois não se destinam apenas a se realizar individualmente, mas se dedicam à nação, a garantir a segurança e a soberania nacional.

Ao agradecer a homenagem, o comandante da Ala 3, Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, destacou a forte relação entre a Força Aérea Brasileira e o município de Canoas. Também comentou o legado deixado por Santos Dumont, pai da Aviação e patrono da Aeronáutica. "Santos Dumont concretizou o sonho de voar que acompanhava a humanidade. Consagrou-se como um ícone, um visionário que conseguiu transformar o impossível no possível, um exemplo de persistência e de trabalho a ser seguido”, declarou.

Também estiveram presentes, o Coronel R1 Paulo Rogério Glaeser, assessor de Relações Institucionais da Ala 3; Tenente Coronel de Infantaria Itamar Souza dos Reis, comandante do Grupo de Segurança e Defesa da Ala 3; Tenente Coronel Aviador Carlos Henrique Baldin, comandante do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 5); Tenente Coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues, comandante do 1º/14º Grupo de Aviação; Tenente Coronel Evandro Carlos Baranzelli, comandante do Esquadrão Logístico da Ala 3; Major Rodrigo de Sousa Costa, comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Porto Alegre (DTCEA-PA). O Grande Expediente contou com apresentação da Banda de Música da Ala 3, regida pelo Tenente Luciano Prezzi.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10