Grande Expediente realizado na sessão desta quinta-feira (10/10) abordou a licitação para a concessão do transporte público e o Plano de Mobilidade de Canoas. O secretário municipal de Projetos Estratégicos, Odir Baccarin, e o adjunto, Francisco Horbe, estiveram na Câmara, atendendo a requerimento apresentado pelo vereador Dario da Silveira (PDT).

O parlamentar afirmou que propôs o espaço para que a Prefeitura pudesse esclarecer algumas questões envolvendo a licitação do transporte público, tendo em vista que a prorrogação do contrato com a atual empresa termina no dia 25 deste mês. Dario salientou que os vereadores aprovaram a renovação do contrato por mais um ano, em 2018, pois havia a expectativa de que o governo lançasse em oito meses o plano de mobilidade. Destacou que existe uma expectativa da população em relação aos prazos e sobre quem vencerá a licitação.

Francisco Horbe apresentou dados do transporte coletivo nas modalidades convencional e seletivo, além das regras que irão reger o processo de licitação, marcado para 16 de outubro. Canoas possui uma média mensal de 1 milhão de passageiros de ônibus coletivo e 160 mil no seletivo. "Foi um grande ganho colocar a licitação como produto do plano de mobilidade", ponderou.

A primeira fase do Plano de Mobilidade consiste em realizar um mapeamento de como as pessoas se deslocam na cidade, com o intuito de orientar melhor a elaboração de leis e investimentos públicos, além de promover a melhoria operacional para a empresa que vencer a licitação do transporte coletivo. O secretário de Projetos Estratégicos comentou algumas das ações que buscam um serviço de maior qualidade para os usuários. A ideia, segundo Baccarin, "é usar todas as ferramentas do plano de mobilidade para dar mais tranquilidade aos passageiros". A apresentação das primeiras conclusões do estudo deve ocorrer em dezembro deste ano. 

 

Texto: Assessoria de Imprensa

Foto: Aline Cruz/CMC

 

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10