A Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Canoas visitou, na tarde desta terça-feira, 12, o Hospital Universitário (HU). Os vereadores haviam solicitado reunião com o interventor Francisco de Paula Figueiredo para verificar a atual situação da casa de saúde, cuja gestão tem contado com a consultoria dos hospitais Sírio-Libanês e Moinhos de Vento.

Figueiredo fez um relato das medidas adotadas com o objetivo de normalizar os atendimentos. Uma das principais dificuldades, segundo ele, tem sido a contratação de anestesistas, o que vem impedindo a ampliação do número de cirurgias. A estimativa é de que os procedimentos cirúrgicos realizados representem, atualmente, entre 25% e 30% da capacidade do hospital.

O HU tem três anestesistas contratados e está ampliando as equipes para conseguir atender a necessidade. A intenção é possibilitar, num primeiro momento, o atendimento em duas salas cirúrgicas e, posteriormente, ampliar esse número para cinco salas. Outros problemas, como a fata de insumos e de medicamentos, estão sendo resolvidos. Os estoques, na sua maioria, foram normalizados.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Marcus Vinícius Machado (Quinho), do PDT, salientou que a visita ao HU buscou aprofundar as informações sobre a nova gestão, principalmente no que diz respeito aos atendimentos e cirurgias represadas. Os parlamentares também conversaram com a secretária interina da Saúde, Patricia Urrutigaray, e com o presidente da Fundação de Saúde de Canoas, Fernando Ritter, que estavam reunidos com os consultores do Sírio-Libanês e do Moinhos de Vento. A equipe das duas instituições tem a missão de fazer um diagnóstico e nortear a Prefeitura sobre a melhor forma de gestão não apenas no HU, mas também no Hospital de Pronto Socorro, nas Upas Caçapava e Rio Branco, além de quatro Caps.

 

Foto: Carina Jung/CMC

 

Notícias relacionadas

Mobilização dos vereadores ajuda a amenizar crise financeira da saúde de Canoas

Interventor relata na Câmara situação encontrada nos hospitais administrados pelo Gamp

Vereadores discutem com interventor ações para enfrentar crise na saúde

Vereadores se reúnem com secretário estadual da Saúde em busca de solução para impasse envolvendo transferência de recursos

Vereadores obtêm compromisso de regularização de repasses do Estado para a saúde

Nota da Câmara Municipal de Canoas sobre a investigação envolvendo o Gamp

Vereadores buscam apoio da Assembleia Legislativa para solucionar problemas na saúde

Câmara lança conjunto de propostas para enfrentar crise na saúde

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10