Dando continuidade à mobilização em busca de recursos para a saúde de Canoas, os vereadores participaram nesta quarta-feira, 5, de reunião com o secretário adjunto da Casa Civil, João Carlos Mocellin, e com o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz. No encontro, no Centro Administrativo, o grupo foi informado que o Estado deve repassar na próxima semana os valores atrasados referentes ao mês de agosto, cerca de R$ 10 milhões. Há expectativa ainda que na segunda quinzena do mês ocorra a regularização de setembro.

No total, o valor a ser repassado para Canoas soma R$ 45,8 milhões. O secretário da Saúde reconheceu a gravidade da situação de Canoas, referência para pacientes de outras 156 cidades. Segundo Paz, o atraso é fruto do agravamento da crise econômica do Estado. Ele afirmou ainda que o ano deve terminar com apenas um mês de atraso. "O problema não é apenas de Canoas, o SUS está agonizando", enfatizou.

A reunião também contou com a presença dos deputados estaduais Eduardo Loureiro e Nelsinho Metalúrgico. Os dois parlamentares já haviam debatido o assunto, juntamente com colegas de outras bancadas, durante as reuniões que os vereadores tiveram na Assembleia Legislativa na segunda-feira. Após a agenda na Secretaria da Saúde, os vereadores estiveram reunidos com o prefeito Luiz Carlos Busato para relatar as informações prestadas em relação à regularização das transferências do Estado.

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10