O Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciências e Cultura (Unesco) foi tema de Grande Expediente realizado na sessão de quinta-feira, 29. O espaço, proposto pelos vereadores Aloisio Bamberg (PCdoB) e Sargento Santana (PTB), destacou o trabalho desenvolvido pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Erna Würth, primeira da rede pública de Canoas a integrar a rede do PEA.

A Erna Würth, localizada no bairro Guajuviras, conquistou o selo da Unesco no mês de setembro, a partir de um projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade semipresencial. Segundo a diretora da escola, Jane Machado Barbosa, a iniciativa tem três objetivos principais: a diminuição da evasão escolar nessa modalidade de ensino, tornar o aprendizado mais significativo para esse público específico e promover a alfabetização digital. O relatório sobre a ação passou pela avaliação de pedagogos de 180 países. "O trabalho das escolas públicas de Canoas é de qualidade e precisa ser reconhecido e valorizado como tal", salientou a diretora.

No município, apenas o Colégio Maria Auxiliadora integrava o PEA até então. Desde 2013, a instituição da Rede Notre Dame responde pela certificação de escolas no Rio Grande do Sul. A rede PEA no Brasil totaliza 583 escolas associadas, a segunda maior do mundo. Dessas instituições, 43% são da rede pública. "Uma escola PEA deve procurar meios inovadores e criativos para tornar o currículo e o aprendizado mais dinâmico e próximos da realidade dos alunos", explicou a professora Sueli Schabbach Matos da Silva, relatora do PEA no Estado. No RS, são mais de 14 mil alunos beneficiados.

O objetivo fundamental do PEA é criar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela ideia da cultura da paz. Não há investimento financeiro da Unesco ou das escolas associadas. Os autores do Grande Expediente defenderam a importância de valorizar o trabalho das escolas municipais.

 

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10