O Salão Paroquial da Igreja Maria Goretti recebeu, na noite desta terça-feira, 12, a nona audiência pública promovida pela Câmara para debater a situação da segurança na cidade. Foi o segundo evento realizado no bairro Niterói. Na próxima semana será a vez da comunidade do bairro Olaria.

Os participantes relataram às autoridades a preocupação com a violência e as mudanças na rotina dos moradores, principalmente os idosos. Entre os problemas apontaram assaltos na saída de bancos e o roubo a pedestres e aos estabelecimentos comerciais. Também abordaram, em suas falas, as dificuldades em entrar em contato com a Brigada Militar pelo número 190 e a falta de iluminação pública, o que deixaria a população ainda mais suscetível à ação de criminosos.

Representando a 2ª companhia do 15º BPM, o tenente Sadi Stallbaum enfatizou que as vítimas devem realizar o registro das ocorrências. A ausência desses dados impede, segundo ele, a atuação da Polícia e passa a impressão de que determinados locais estão tranquilos. O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha, defendeu a importância dos grupos de WhatsApp de moradores, ferramenta que tem auxiliado o trabalho das forças policiais. Em relação ao contato pelo telefone 190, explicou que existem hoje apenas três linhas e que já estão trabalhando para ampliar a quantidade. Uma alternativa seria entrar em contato direto com as companhias da BM.

Sobre a questão da iluminação, o secretário adjunto do Gabinete do Prefeito, Guido Bamberg, afirmou que a Prefeitura irá analisar a possibilidade de melhorar a iluminação no bairro. Disse também que o governo pretende implantar, a partir de 2019, uma iluminação pública de LED, considerada mais eficiente. Também participaram do evento: o gerente de equipe da Guarda Municipal, Márcio Acosta, e os vereadores Juares Hoy (PTB) e Linck (MDB).

 

Próxima audiência pública

Dia 19/6 (terça-feira), às 19h30, na Capela São Vicente (Rua Gildo de Freitas, 1480) - Bairro Olaria.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10