O trabalho na área da saúde bucal desenvolvido pela Prefeitura nas escolas municipais foi tema de Grande Expediente realizado, nesta terça-feira, 17, pelo vereador Juares Hoy (PTB). Em março, o município recebeu o Troféu Destaque Sorrindo para o Futuro, um reconhecimento do Sistema Fecomércio-RS, pelas ações desenvolvidas no ano de 2017.

Existem 27 Equipes de Saúde Bucal (ESB) implantadas nas escolas do município. Esses profissionais são os responsáveis pelo atendimento de 100% dos alunos da rede de ensino, tanto infantil como fundamental, totalizando 31 mil alunos. Em dois turnos por semana, as equipes promovem ações coletivas nas escolas. Além do atendimento periódico, o Projeto Sorrindo para o Futuro, em parceria com o Sesc, atende alunos de 29 escolas selecionadas pela entidade. O trabalho envolve palestras, prevenção em saúde bucal, exame bucal epidemiológico, escovação supervisionada, aplicação de flúor, além de atividades lúdicas.

Segundo a responsável pela Unidade de Coordenação Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Alessandra Valdez, o trabalho realizado em 2017 resultou em uma redução de 7% no índice de cáries nas crianças, na comparação com o ano anterior. Em relação a 2015, a redução foi de 40%. “Quando a criança é examinada na escola e se identifica algum problema de saúde bucal, ela recebe atendimento prioritário na unidade básica de saúde”, afirmou.

A cidade conta, atualmente, com 36 consultórios dentários nas 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de uma unidade móvel. A estrutura de atendimento também contempla o Centro de Especialidades Médicas (CEM), a Penitenciária Estadual de Canoas (PECAN), além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Em 2017, através de ações, mutirões e turnos estendidos, houve o atendimento de mais de 12 mil pacientes, fora o atendimento das agendas fixas dos profissionais. Nas UBSs, a média ficou entre 10 a 12 mil atendimentos odontológicos por mês.

O Grande Expediente também contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Groenwald, e da diretora de Políticas e Ações em Saúde, Loara Barbosa. O vereador Juares Hoy salientou que o espaço buscou homenagear os profissionais que enfrentam as dificuldades da área da saúde e conseguem desenvolver um trabalho de excelência.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10