No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado nesta segunda-feira, 2, uma audiência pública debateu o tema na Câmara. A atividade foi promovida pelo Legislativo em parceria com a Diretoria da Pessoa com Deficiência. Na mesma data, Canoas comemora o Dia Municipal do Autismo.

O presidente da Câmara, Alexandre Gonçalves (PPS), conduziu a audiência, que reuniu representantes do governo municipal, entidades, mães de crianças diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e jovens autistas. Na audiência, as mães relataram os problemas enfrentados na rede de atendimento no município, que incluem dificuldades para agendar consultas e exames e obter medicações.

Alexandre, que é autor do projeto de lei que deu origem ao Dia Municipal do Autismo, destacou a importância da conscientização e anunciou a criação de um grupo de trabalho para tratar das questões relacionadas ao tema no município. "A ideia é buscar medidas práticas que facilitem a vida dessas famílias", ressaltou. O grupo reunirá membros do Executivo, Legislativo, entidades e representantes das mães. O vereador salientou ainda que deverão ir à votação na sessão ordinária desta terça-feira (3) projetos de lei de sua autoria sobre o tema. Um deles institui o Programa Censo de Inclusão do Autista.

O diretor da Diretoria da Pessoa com Deficiência de Canoas, Jair Silveira, enfatizou que o governo municipal tem atuado para fazer com que a cidade se torne mais humana e inclusiva. Também integraram a mesa dos trabalhos, a presidente do Comdip, Kelly Oliveira, a diretora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal da Educação, Renata Flores, a coordenadora geral do Comitê Gestor do Instituto Pestalozzi, Edna Alegro, a diretora da Escola Estadual Especial Brigadeiro Ney Gomes da Silva, Maria das Graças Pinheiro Lima, a secretária municipal da Saúde, Rosa Maria Groenwald, e o comandante do 15º BPM, tenente-coronel Valdeci Antunes dos Santos.

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10