Na noite desta terça-feira, 27, a audiência pública sobre segurança chegou ao Guajuviras. O evento, promovido pela Câmara, buscou ouvir a comunidade sobre os principais problemas enfrentados pelos moradores do bairro. A próxima audiência está marcada para o dia 5 de abril, às 19h, no Centro Social Urbano Mathias Velho (Av. Rio Grande do Sul, 1790 – Mathias Velho).

Na audiência, conduzida pelo 1º vice-presidente da Câmara, vereador Gilson Oliveira (PP), os questionamentos feitos pelo público abordaram a preocupação com situações envolvendo tiroteios e assaltos. Houve também perguntas sobre a distribuição das viaturas adquiridas recentemente pelo município e as dificuldades encontradas para contatar a Brigada Militar pelo telefone 190.

O comandante do 15º BPM, tenente-coronel Valdeci Antunes dos Santos, destacou a importância da aproximação da comunidade com a Brigada Militar e enfatizou que os moradores podem contribuir com informações de locais onde há pessoas com comportamento suspeito, sem a necessidade de se identificar. Também alertou sobre a importância de as vítimas de crimes registrarem a ocorrência, o que permite uma ação mais efetiva da polícia. Sobre os relatos de dificuldades em contatar a BM pelo 190, o comandante afirmou que está em estudo a ampliação das linhas. A capitã Marisa Halberstadt, responsável pela 3ª companhia do 15º BPM, reiterou que o policiamento precisa do apoio da comunidade e da integração com outras forças policiais.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Ranolfo Vieira Júnior, comentou as ações do governo e a diminuição nos índices de criminalidade no município. Os dados apontam redução no número de homicídios, furtos e roubos de veículos, em comparação ao mesmo período do ano passado. Ranolfo salientou, porém, que o bairro Guajuviras lidera os casos de homicídio. Nesta quarta-feira, Ranolfo se despede da pasta que assumiu em janeiro de 2017, dando lugar ao secretário adjunto, Alberto Rocha. A audiência também contou com a presença do secretário adjunto do Gabinete do Prefeito, Guido Bamberg.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10