Indicação 131/2018. Autoria: GABINETE VEREADOR Canhoto (SD). Solicita ao 15º BPM rondas mais efetivas na Rua Espumoso, no Bairro Mathias Velho.

Indicação 132/2018. Autoria: GABINETE VEREADOR CANHOTO (SD). Solicita ao 15º BPM rondas mais efetivas na Av. Victor Barreto, no Centro.

Indicação 133/2018. Autoria: GABINETE VEREADOR CANHOTO (SD). Solicita ao 15º BPM rondas mais efetivas na Rua Edgar Fritz Muller, no Bairro Rio Branco.

Indicação 134/2018. Autoria: GABINETE VEREADOR CANHOTO (SD). Solicita ao 15º BPM rondas mais efetivas na Rua Florianópolis, no Bairro Mathias Velho.

PRONUNCIAMENTOS

LOTEAMENTO – A preocupação de moradores do Loteamento São João com a futura instalação de um empreendimento do programa Minha Casa Minha Vida, com cerca de 200 apartamentos, foi um dos temas abordados pelos vereadores em seus pronunciamentos. Dario da Silveira (PDT) disse ter sido procurado pela comunidade e sugeriu que os parlamentares discutam o assunto para ver o que é possível fazer. Segundo ele, os moradores esperavam a instalação de equipamentos públicos. O presidente da Câmara, vereador Alexandre Gonçalves (PPS), que também foi procurado por representantes da comunidade, salientou que, embora entenda as reivindicações, trata-se de uma pauta complicada, uma vez que o contrato já foi assinado. O vereador Aloisio Bamberg (PCdoB) lembrou que a Câmara aprovou em 2015 alterações no Plano Diretor que viabilizaram o empreendimento. Ressaltou que o governo buscou dar o melhor aproveitamento à área. O vereador Canhoto (SD) acrescentou que a construção das unidades irá valorizar a região. Já o vereador Cris Moraes (PV) levantou a necessidade de monitorar a situação para garantir a estrutura necessária aos moradores.

SAÚDE – O presidente da Câmara, vereador Alexandre Gonçalves (PPS), afirmou que, embora o governo municipal tenha cumprido suas obrigações financeiras, o pagamento das férias dos funcionários não tem sido feito pelo Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (GAMP) desde 15 de dezembro. O parlamentar, que presidiu a Comissão de Saúde no ano passado, disse que é preciso intensificar as ações de fiscalização sobre a atuação da entidade. Aloisio Bamberg (PCdoB) classificou a situação como inadmissível. O vereador Marcus Vinícius Machado - Quinho (PDT) ressaltou que o problema com a entidade não se restringe ao atraso no pagamento dos funcionários, começando pela "péssima prestação de serviço". O vice-líder do governo, vereador Betinho (PTB), sugeriu a realização de audiência com representantes da Secretaria de Saúde e do Gamp.

MULHERES – A vereadora Maria Eunice (PT) relatou reunião realizada pelos membros da Comissão de Direitos Humanos com representantes do governo municipal para discutir a situação do Centro Referência para Mulheres Vítimas de Violência, cujo atendimento passou a ser realizado pela administração municipal depois do fim do contrato com a entidade que coordenava o serviço. Segundo Maria Eunice, deverá ser marcada reunião para que o prefeito receba o Conselho Municipal de Direitos da Mulher.

GRAÇAS – O vereador Linck (MDB) fez um registro sobre o bom atendimento recebido no Hospital Nossa Senhora das Graças. Ele salientou a importância de destacar a qualidade do serviço, apesar das dificuldades financeiras, diante das críticas direcionadas à instituição. Linck também usou o espaço para abordar os problemas estruturais enfrentadas pelas escolas, citando o exemplo da EMEF Castelo Branco. Em relação ao Graças, o vereador Quinho (PDT) incentivou a participação da sociedade em prol do 1º Jantar Baile Havaí, que ocorrerá no dia 9 de março no Clube Fenix. A renda obtida com a venda dos convites será usada na aquisição de um pass through (aparelho que mantém os alimentos aquecidos) para o refeitório do hospital. O vereador Canhoto (SD) acrescentou que o Graças é um patrimônio dos canoenses e fez um apelo para que o governo faça tudo o que puder para ajudar a instituição.

CORSAN – O vereador Bamberg (PCdoB) propôs a realização de nova audiência pública com a Corsan e o Ministério Público. O objetivo, segundo ele, é esclarecer aos canoenses as razões que levaram à perda de recursos financeiros que deveriam ser investidos no tratamento de esgoto.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10