As reclamações dos canoenses em relação ao cheiro e gosto da água fornecida pela Corsan nos últimos dias levaram os vereadores a cobrarem esclarecimentos da empresa. Na sessão desta quinta-feira (15/2), representantes da companhia estiveram no Legislativo para falar sobre o problema.

Segundo as informações, as alterações nas características sensoriais da água, que apresenta odor e gosto de terra, devem-se à proliferação de algas no lago Guaíba. O diretor de Operações da Corsan, Eduardo Carvalho, alertou, no entanto, que não há prejuízo para a potabilidade. Esclareceu que a companhia tem adotado as providências cabíveis para minimizar os efeitos sensoriais, com maior dosagem de carvão ativado à água na estação de tratamento. A captação de água bruta é realizada no Arroio das Garças, localizado no município. A diminuição do nível do arroio, conforme as informações divulgadas, permitiu que a água do Guaíba entrasse em seu leito, misturando as águas.

Os técnicos avaliam que o pico de alteração tenha ocorrido entre domingo e segunda-feira, com base nas reclamações de consumidores, e que a tendência tem sido de diminuição do problema desde então. Carvalho afirmou que a água segue atendendo a todos os parâmetros físicos, químicos e biológicos. "O incômodo não retira a potabilidade da água e não representa riscos à saúde", assegurou. O diretor acrescentou ainda que o problema é resultado de um processo natural e que cabe à Corsan agir para minimizá-lo.

Em suas intervenções, os vereadores destacaram a insatisfação dos munícipes e cobraram medidas preventivas. Os parlamentares também pediram para que a empresa amplie a comunicação com os consumidores para que situações como a registrada atualmente sejam esclarecidas imediatamente. O presidente da Câmara, vereador Alexandre Gonçalves (PPS), ressaltou que o Legislativo continuará monitorando a situação.

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10