Na tarde desta quarta-feira (8/2), o presidente da Câmara, vereador Juares Hoy (PTB), participou de reunião que tratou da cedência de área pública para a construção de condomínio habitacional destinado a servidores da segurança pública em Canoas. Representantes da Brigada Militar, Guarda Municipal e Susepe foram recebidos pelo prefeito Luiz Carlos Busato e pela vice-prefeita, Gisele Uequed.

Com base em proposta elaborada pela Associação Beneficente Antonio Mendes Filho (ABAMF), que representa os servidores de nível médio da Brigada Militar, os profissionais buscam a doação por parte do Executivo de área pública no Loteamento Jorge Lanner. O local seria utilizado para a construção de condomínios residenciais verticais e horizontais, voltados aos agentes com atuação em Canoas. O empreendimento deverá somar 400 moradias, segundo o diretor habitacional da ABAMF, Jairo Rosa. Após a doação da área, a construção será financiada pela Caixa Econômica Federal, por meio do programa Minha Casa Minha Vida.

Por sugestão do prefeito, uma comissão será criada para dar andamento às tratativas do projeto. Participarão representantes da administração municipal, da ABAMF e das categorias beneficiadas – BM, Polícia Civil, Guarda Municipal, Susepe e Instituto-Geral de Perícias (IGP). A comissão deverá avaliar também a viabilidade para a cedência de mais três áreas públicas. Busato enfatizou que já havia se comprometido a viabilizar o empreendimento e defendeu a importância do conjunto habitacional para que os policiais com atuação em Canoas permaneçam na cidade.

De acordo com o diretor habitacional da ABAMF, o empreendimento será o maior voltado aos servidores da segurança no Estado. Jairo ressaltou que a discussão nasceu na Câmara Municipal de Canoas, a partir de iniciativa do vereador Juares Hoy, que chegou a presidir, no ano passado, uma comissão especial sobre o tema. Na reunião, estiveram presentes os titulares das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Obras, Segurança Pública e Cidadania e Serviços Urbanos.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10