Na sessão da Comissão Representativa, nesta quarta-feira (11/1), as ocupações registradas no bairro Guajuviras foram abordadas pelos vereadores. Confira os pronunciamentos:

OCUPAÇÃO – Representando a bancada do PT, a vereadora Maria Eunice Dias Wolf manifestou preocupação com as ocupações, lembrando que algumas famílias já estavam inscritas no programa Minha Casa Minha Vida, foram sorteadas e, inclusive, já haviam escolhido suas moradias. Destacou que existe ainda um contingente de famílias sem cadastro e defendeu um posicionamento dos poderes Executivo e Legislativo em relação à política municipal de habitação que deverá ser adotada em Canoas para resolver os diferentes casos.

OCUPAÇÃO II – O presidente da Câmara, vereador Juares Hoy (PTB), disse que cabe à Câmara acompanhar a situação e ressaltou que o Executivo já manifestou que o direito das pessoas inscritas e sorteadas está garantido. O vereador Canhoto (SD) afirmou ter recebido pessoas que, inclusive, já estavam prontas para efetuarem a mudança para os novos apartamentos e buscou tranquilizá-las diante da sinalização do governo de que o direito à moradia dessas famílias será mantido.

OCUPAÇÃO III – O vereador Marcus Vinicius, o Quinho (PDT), elogiou a agilidade do Executivo na adoção das primeiras ações diante das ocupações. Salientou que os passos formais foram adotados e que a lei está sendo cumprida pela administração municipal. O vereador Aloisio Bamberg (PCdoB) defendeu a criação de comissão especial, em fevereiro, após o fim do recesso parlamentar, para acompanhar a situação. Lembrou que mais de seis mil moradias foram entregues na gestão passada e afirmou que o atual governo dará continuidade ao processo de regularização fundiária. Bamberg criticou os casos de pessoas que comercializam irregularmente as casas recebida por intermédio do Minha Casa Minha Vida.

BEM-ESTAR ANIMAL – O vereador Cris Moraes (PV) relatou situação ocorrida na semana passada, envolvendo o atropelamento de um cachorro por um ônibus. Segundo ele, a negligência no atendimento resultou na morte do animal. O parlamentar disse que pretende se reunir com a empresa de ônibus para propor a adoção de protocolo de procedimentos a ser adotado em caso de atropelamento de animais. Disse que também irá propor ao Executivo a criação desse protocolo de atendimento para os atropelamentos provocados pelos diferentes tipos de veículos.

FORMAÇÃO – O vereador Quinho comentou a formação de jovens canoenses na área da solda, a partir de convênio entre a Prefeitura, empresas e entidades, na administração anterior. Defendeu a necessidade de sensibilização das empresas parceiras do Executivo para a disponibilização de formação também na área de Tecnologia da Informação (TI). O parlamentar salientou a importância dessa área, citando que cinco das dez maiores empresas do mundo são de TI.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10