Profissionais da área da saúde estiveram na Câmara Municipal durante a primeira sessão representativa do período do recesso parlamentar, realizada na tarde desta quarta-feira (21/12). O grupo participava de manifestação em frente à Prefeitura reivindicando o pagamento dos salários e da segunda parcela do 13º.

Na sessão, presidida pelo vereador Ivo Lech (PMDB), 2º vice-presidente da Câmara, foi aberto espaço para que o presidente do Sindisaúde-RS, Arlindo Ritter, apresentasse as reivindicações da categoria. Os trabalhadores reclamam que não há perspectiva de receber os valores antes do Natal. Criticam também a terceirização dos serviços, o que, segundo eles, levou à precarização do atendimento. "Não pode um município pujante como Canoas ficar refém de empresas terceirizadas. O município deve assumir seu papel”, enfatizou Ritter.

O presidente da Comissão de Saúde, vereador Walmor Solano Herrmann (PDT), convidou os vereadores interessados para participarem de reunião na manhã desta quinta-feira (22) no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). "A situação da saúde em Canoas chegou ao fundo do poço", lamentou.   

PRONUNCIAMENTOS

O vereador César Augusto Ribas Moreira (PRB) sugeriu a criação, após o recesso parlamentar, de uma comissão especial para acompanhar a situação. A proposta foi apoiada pelo vereador Alexandre Gonçalves (PPS), que defendeu, de forma mais imediata, a participação da Comissão de Saúde nas tratativas junto à administração municipal. Aloisio Bamberg (PCdoB) enfatizou que os três hospitais (Nossa Senhora das Graças, Universitário e Pronto Socorro) e as UPAs enfrentam uma situação crítica.

O vereador Cezar Mossini (PMDB) afirmou que a próxima administração municipal tratará a situação dos profissionais da saúde com responsabilidade, mas não aceitará que a atual gestão transfira responsabilidades. Pedro Bueno (PT) defendeu a necessidade de uma ação urgente para garantir os pagamentos e criticou a postura de explorar politicamente o problema. No encerramento da sessão, Ivo Lech enfatizou que os debates que envolvem a educação e a saúde não podem continuar sendo partidarizados.

 

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10