Na sessão desta quarta-feira (20), o vereador Juares Hoy (PTB) realizou Grande Expediente alusivo ao Dia da Polícia Civil e Militar do Brasil, celebrado em 21 de abril. A solenidade prestou reconhecimento ao trabalho dos policiais que atuam na área da segurança pública em Canoas.

Hoy destacou, em seu pronunciamento, a importância e a qualidade do trabalho das duas corporações no combate à criminalidade no município. Enfatizou que a atuação das polícias é excelente, apesar das péssimas condições de trabalho, citando como exemplo a precariedade das instalações das delegacias. "Obrigado pela ação de combate ao crime no dia a dia de vocês em defesa da sociedade”, ressaltou o vereador.

Para marcar a data, houve a entrega de placas comemorativas ao comandante do 15º BPM, tenente-coronel Oto Eduardo Rosa Amorim, ao diretor da 2ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (2ª DPRM), delegado Juliano Ferreira, e ao sargento Anderson Dilton da Silva Borges, que dedicou a homenagem a todos os policiais presentes.

O comandante do 15º BPM agradeceu a homenagem e destacou a importância de os policiais terem o trabalho reconhecido. Amorim salientou, em sua fala, a necessidade de a sociedade se preocupar com uma moradia digna aos policiais, defendendo a ideia da construção de um condomínio residencial em Canoas, destinado a servidores da área da segurança pública. Na Câmara, o tema está sendo tratado por uma comissão especial, criada a partir de requerimento do vereador Juares Hoy e presidida também por ele.

Ao agradecer a homenagem, o delegado Juliano Ferreira afirmou que a segurança pública em Canoas é referência devido ao trabalho integrado das policiais civil e militar. "Sabemos o quanto a realidade dos policiais é dura. Esse reconhecimento da Casa do Povo é combustível para as nossas ações", declarou.

O deputado federal Luiz Carlos Busato (PTB) também integrou a mesa dos trabalhos. Ele citou a emenda parlamentar de sua autoria que destina R$ 520 mil à área da segurança na cidade. Os recursos deverão ser usados na compra de novos veículos. Ele também mencionou emenda parlamentar apresentada por ele com o apoio da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados, no valor de R$ 15 milhões, para equipar a segurança na região metropolitana.

Também estiveram presentes no Grande Expediente: o delegado Valeriano Garcia Neto, da Delegacia de Homicídios e Desaparecidos; o comandante da 3º Cia da Brigada Militar, capitã Marisa Estela Halberstadt; o delegado Thiago Beneman Gonçalves, da 1ª Delegacia de Canoas; major Juceli dos Santos Moreira, representando o Comando de Policiamento Metropolitano; o capitão Cristiano Martins da Silva, do 15º BPM, além de escrivães e comissários da Polícia Civil e soldados, sargentos e tenentes do 15º BPM.

 

Fotos: Willyan Bertotto

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10