REQUERIMENTOS

Requerimento nº 44/2016, de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita espaço, com data a ser aprazada, para uma explanação sobre os sindicatos dos trabalhadores nas indústrias da construção civil de Porto Alegre.

Requerimento nº 49/2016, de autoria do vereador Paulinho de Odé (PT). Manifesta profundo pesar pelo falecimento de André Pereira Santana, 28 anos, membro do Conselho Municipal LGBT de Canoas, vítima de homicídio no dia 1º de abril de 2016.

INDICAÇÕES

Indicação nº 49/2016, de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Solicita à Corsan o conserto de um vazamento de água em via pública, na Rua São Leopoldo, em frente ao número 41, no bairro Mathias Velho.

PRONUNCIAMENTOS

VOTOS DE PESAR – O vereador Paulinho de Odé (PT) falou sobre o requerimento, apresentado por ele, de voto de pesar pela morte do membro do Conselho Municipal LGBT André Pereira Santana, no dia 1º de abril. O parlamentar afirmou que foi um crime de homofobia e reforçou a necessidade de respeito à diversidade. O vereador César Augusto Ribas Moreira (PRB) lamentou o falecimento do ex-prefeito de Canoas Oswaldo Guindani. Afirmou que ele foi um dos melhores prefeitos da cidade e que, a partir da sua experiência como empresário, deixou um importante legado para o município, tendo sido responsável pelas inaugurações dos parques Eduardo Gomes e Getúlio Vargas, do Centro Olímpico Municipal e dos centros sociais urbanos. César propôs um minuto de silêncio pelos falecimentos de André Santana e Oswaldo Guindani.

SUCESSO – O vereador José Carlos Patricio (PSD) desejou sucesso aos vereadores que trocaram de partido. Lembrou que era o presidente do PSDB quando Marcos Ronchetti foi candidato a prefeito. Afirmou que o colega é um grande líder da cidade e que a obra do HPS é referência no Estado. Ronchetti está entre os parlamentares que trocaram de legenda, deixando o PSDB para ingressar no PDT.

AUTISMO – O vereador Dr. Pompeu (PTB) parabenizou o colega Alexandre Gonçalves (PPS) pelo Grande Expediente em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Comentou o agradecimento que recebeu dos pais de um colega autista da sua filha na escola.

SINALIZAÇÃO – O vereador Juares Hoy (PTB) fez um alerta sobre os problemas de sinalização e de recuperação asfáltica em diversas ruas da cidade, como na Dom Pedro II esquina com a Rua Expedicionário. Na Rua Itália, no bairro Niterói, enfatizou que há 8 anos não existe sinalização e lamentou a falta de qualidade da reforma do asfalto. Sobre a Rua Farroupilha esquina Inconfidência, apontou problemas na sinalização e mobilidade. Em relação à Rua Doutor Sezefredo Azambuja, no bairro Marechal Rondon, informou a respeito da proibição de estacionar aos sábados e domingos, avaliando o caso como "abuso". O vereador Dario da Silveira (PDT) comentou as declarações de Hoy, afirmando que o colega foi injusto nas declarações, uma vez que os buracos apontados já teriam sido consertados. Ressaltou também que o bairro Niterói conta com todas as ruas pavimentadas. Também sobre a fala de Hoy, o líder do governo, vereador Ivo Fiorotti (PT), disse que o colega parece restringir o bairro Niterói a apenas quatro ruas, salientando que alguns problemas de sinalização são crônicos e estão sendo enfrentados pela Secretaria Municipal de Transporte.

ENCONTRO OIDP – Fiorotti também comentou a presença da vice-prefeita Beth Colombo no Encontro Ibero-Americano de Redes de Orçamento Participativo, em Portugal. O evento integra a programação da Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP).

 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10