Requerimento nº 27/2016, de autoria do vereador Dr. Pompeu (PTB). Solicita o desarquivamento/reabertura dos seguintes Projetos de Lei do Legislativo: 71 e 82/2013 e 35 e 36/2014.

Requerimento nº 28/2016, de autoria do vereador Betinho do Cartório (PTB). Solicita reserva no espaço do Grande Expediente, em data a ser aprazada, para prestar homenagem pela passagem dos 40 anos do Centro Universitário La Salle - UNILASALLE.

INDICAÇÕES

Indicação nº 29/2016, de autoria do vereador Alexandre Gonçalves (PR). Solicita à AES Sul a substituição do poste localizado no Setor 6 Quadra Q, em frente à casa 8, no bairro Guajuviras.

Indicação nº 30/2016, de autoria do vereador Alexandre Gonçalves (PR). Solicita à AES Sul a substituição do poste localizado na Rua AA, loteamento Contel em frente ao número 216, no bairro Guajuviras.

Indicação nº 31/2016, de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à Corsan a limpeza da caixa de inspeção, localizado na Av. 17 de abril, Setor 5 Quadra ii Bloco 8, no bairro Guajuviras.

Indicação nº 32/2016, de autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Solicita à AES Sul a substituição do poste de madeira localizado em via pública, na Rua Tapes esquina com a Rua Santa Catarina, próximo ao número 815, no bairro Mathias Velho.

Indicação nº 33/2016. De autoria do vereador José Carlos Patricio (PSD). Solicita à AES Sul a substituição do poste localizado em via pública, na Rua República, próximo ao número 1156, no bairro Mato Grande.

PRONUNCIAMENTOS

FALTA DE ENERGIA - O vereador Aloisio Bamberg (PPL) informou a situação de descaso da AES Sul sobre as estações de tratamento de água e captação, que ficaram sem energia elétrica na última quarta-feira (2), ocasionando a falta de água por 12 horas nos bairros Guajuviras e Estância Velha.  O parlamentar citou ainda a dificuldade de conseguir contato e explicações com a companhia de energia elétrica.

SINALIZAÇÃO – O vereador Juares Hoy (PDT) citou falhas na sinalização das ruas Duque de Caxias, São Felisbino e São Caetano. Uma placa de "Pare" instalada de forma incorreta ocasionou de 15 a 20 acidentes pequenos, de acordo com o relato de comerciantes do local. O parlamentar também informou a falta de uma sinaleira na Avenida Inconfidência e pontos de engarrafamento próximo à Escola Espírito Santo, no bairro Nossa Senhora das Graças.

SEGURANÇA PÚBLICA – O vereador Juares Hoy também comentou a questão envolvendo a segurança pública. Classificou como absurdo o pagamento de 66% dos salários da segurança pública pelo governo estadual.  O parlamentar lamentou a situação na cidade de Canoas, apontando a situação precária das companhias da Brigada Militar e das delegacias, que sofrem com a falta de pessoal. Sugeriu o investimento do Executivo Municipal em viaturas.

CARNAVAL – O vereador Sidiclei Mancy (PDT) convidou a todos para prestigiar o Carnaval na Paz, que acontece no Parque Eduardo Gomes nos dias 18 e 19 de março. O parlamentar lembrou que haverá transporte para os quatro quadrantes da cidade para que a população possa comparecer ao evento com tranquilidade.

AES SUL – Durante a discussão da Ordem do Dia, onde constavam indicações direcionadas à AES Sul, os vereadores debateram o tema. O vereador José Carlos Patrício (PSD) solicitou à mesa diretora o envio de pedido de informação à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para saber o número de postes de madeira na cidade. O parlamentar apontou a irresponsabilidade e o descaso da AES Sul com a população e com a Casa Legislativa. Juares Hoy (PDT) questionou a alta taxa de iluminação pública e a destinação desses recursos.

O vereador Francisco da Mensagem (PSB) citou a falta de energia elétrica na última quarta-feira (2) no bairro Guajuviras e criticou o descaso da AES Sul diante da situação, o que também ocasionou a interrupção no abastecimento de água. O parlamentar destacou a necessidade de pressionar o Legislativo estadual para que providências maiores sejam tomadas. O vereador Julio Barbosa (PP) citou a importância de todos os encaminhamentos e pedidos dos colegas da Casa e afirmou que a AES Sul deve ser cobrada pela falta de respostas aos questionamentos da Câmara.  Dr. Pompeu (PTB) afirmou que a distância dos postes de 15 a 10 cm com o meio fio deve ser repensada em função da quantidade de acidentes de trânsito. O vereador Cezar Mossini (PMDB) sugeriu que a AES Sul deveria fornecer geradores para a Corsan a fim de evitar o corte de abastecimento de água quando houver falta de energia elétrica. 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10