REQUERIMENTOS

Requerimento nº 20/2016, de autoria do vereador Juares Hoy (PDT). Solicita Grande Expediente, em data a ser aprazada, para prestar homenagem às Polícias Civil e Militar.

Requerimento nº 23/2016, de autoria do vereador Paulo Ritter (PT). Requer espaço no Grande Expediente do dia 15/03 para explanação do superintendente estadual do Banco do Brasil, senhor Edson Bundchen, sobre os 100 anos de atuação do Banco do Brasil no Estado do Rio Grande do Sul.

PRONUNCIAMENTOS NO ESPAÇO DEDICADO ÀS EXPLICAÇÕES PESSOAIS

ESCOLA – O vereador Aloisio Bamberg (PPL) destacou a importância da inauguração da Escola de Educação Infantil Laney Langaro, ocorrida nesta terça-feira (23), para os moradores do bairro Olaria. Enfatizou que mais de 300 crianças serão atendidas. O parlamentar lembrou ainda que o presidente da Câmara, Paulo Ritter (PT), então secretário municipal de Educação, deu os primeiros encaminhamentos para a implantação de uma escola na comunidade. Bamberg comentou ainda a homenagem ao colunista Laney Langaro, falecido em outubro do ano passado, salientando que ele "divulgou a cidade de Canoas para o Estado e país". Ele também exaltou o fato de quase todas as ruas do bairro Olaria estarem asfaltadas.

ESCOLA II – Francisco da Mensagem (PSB) também comentou a inauguração da Escola Laney Langaro, observando que ela atende a uma reivindicação antiga da comunidade. Ressaltou a importância de todos que trabalharam para a concretização da obra.

PARALISAÇÃO – O vereador Walmor Solano Herrmann (PDT) manifestou sua preocupação com a situação do Hospital Nossa Senhora das Graças. O parlamentar fez a leitura de comunicado sobre reunião do corpo clínico da instituição, no qual os profissionais apontam de 6 a 12 meses de atraso nos repasses dos honorários médicos e a deterioração das condições técnicas para atendimento. O documento alerta para o risco de paralisação a partir de 1º de março. Dr. Walmor também abordou a paralisação dos médicos peritos do INSS. Salientou que, embora a mobilização tenha se encerrado, os pacientes ainda não conseguem atendimento.

CARNAVAL – Paulinho de Odé (PT) parabenizou o colega Sidiclei Mancy (PDT) pela realização de Grande Expediente em homenagem à Corte do Carnaval na Paz 2016. Saudou os escolhidos no concurso realizado no domingo e a todos os envolvidos com a organização do Carnaval. Odé criticou a visão distorcida em torno do tema, destacando a inclusão social promovida pelo evento. O parlamentar sugeriu a realização de audiência pública, após o Carnaval, com representantes das escolas de samba para abordar as ações sociais e culturais desenvolvidas pelas agremiações.

CONGESTIONAMENTO – O vereador Dr. Pompeu (PTB) alertou a respeito do congestionamento em frente ao Unilasalle devido ao fluxo de veículos em horários de saída e entrada de alunos e pediu uma atenção maior da Secretaria de Mobilidade Urbana a respeito do assunto.

EDUCAÇÃO – Ivo Fiorotti disse ter se surpreendido positivamente com a participação das famílias nas entregas dos uniformes escolares no município. Segundo ele, 88% dos pais estavam presentes.

SEGURANÇA – O tema foi abordado pelos vereadores Francisco da Mensagem, Juares Hoy (PDT), José Carlos Patricio (PSD), Ivo Fiorotti e Dr. Pompeu. Francisco falou sobre o sentimento de insegurança dos moradores do bairro Guajuviras. "A segurança não está sendo pública, para todos. As vilas recebem apenas o policiamento repressivo, não o ostensivo", criticou.

Juares afirmou que o problema da segurança não deve visto como reponsabilidade de determinado governo, argumentando que a legislação federal vigente precisa ser revisada. O parlamentar lamentou a situação precária das delegacias de Polícia em Canoas e defendeu que a segurança pública deveria ser também um dever do município.

Um novo pacto federativo, com maior aporte de recursos para os estados, foi defendido pelo vereador Patricio. Afirmou que existe a necessidade de repasses maiores para garantir os investimentos necessários em áreas como segurança e saúde. Patricio sugeriu a criação de um fórum nacional para a discussão sobre a segurança pública.

Para Ivo Fiorotti, a exemplo do que acontece na área da saúde, a criação de um sistema de segurança pública de competência municipal seria uma uma solução viável para amenizar os problemas. O parlamentar afirmou que o Legislativo canoense cumpre seu papel e citou a criação da comissão especial que acompanhará a situação de alojamentos da Brigada Militar. O vereador Dr. Pompeu afirmou que o presídio de Canoas poderá causar um agravamento na área da segurança e defendeu o investimento em estrutura. 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10