As medidas adotadas no combate ao mosquito Aedes aegypti em Canoas foram tema de Grande Expediente realizado na sessão ordinária desta quinta-feira (18). Proposto pelo presidente da Câmara, vereador Paulo Ritter (PT), o espaço recebeu o secretário municipal de Saúde, Marcelo Bósio, e a diretora de Vigilância em Saúde, Sussi Cardoso.

O secretário explicou as ações de enfrentamento à proliferação do mosquito, responsável pela transmissão da dengue, zika vírus e da febre chikungunya. Segundo ele, mesmo Canoas estando numa situação confortável em relação aos dados epidemiológicos – nos cinco casos confirmados de dengue a doença foi contraída fora do município, o cenário atual preocupa. Por isso, a mobilização segue intensa.

O município tem centrado esforço para o uso mínimo de larvicidas e inseticidas, de acordo com Bósio. Somente nos casos em que há identificação de possíveis casos é realizado o bloqueio para eliminar os mosquitos. "Precisamos de uma atitude forte de participação da população no combate ao mosquito. Essa é uma questão de cidadania, de responsabilidade de todos", afirmou. Um dos pontos preocupantes, segundo ele, diz respeito ao acondicionamento inadequado do lixo.

Dia Nacional de Mobilização

As ações realizadas no dia 13 de fevereiro, Dia Nacional de Mobilização Contra o Aedes aegypti também foram relatadas. A campanha teve a intenção de eliminar os focos do mosquito e conscientizar a população. "Foi uma mobilização expressiva e com boa receptividade da população", destacou. Foram 31.106 domicílios visitados no dia e, durante a semana, houve o recolhimento de quase 7,5 mil toneladas de entulhos, o equivalente a 1.060 cargas de caminhões-caçamba.

O Comitê Municipal de Combate à Dengue já teve seu primeiro encontro. As reuniões serão quinzenais. A Comissão de Saúde da Câmara deverá indicar um representante do Legislativo para acompanhar os trabalhos.

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10