O vereador Paulinho de Odé (PT) prestou homenagem na sessão desta quinta-feira (05) ao Centro de Umbanda Ogum Lanceiro e Iemanjá, um dos centros religiosos mais antigos da cidade. Localizado no bairro Niterói, a entidade iniciou suas atividades há mais de 50 anos.

Odé destacou o trabalho espiritual e social desenvolvido pelo Centro. Um pedido de tombamento protocolado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) pretende reconhecê-lo como patrimônio histórico, cultural e religioso. "É o primeiro terreiro de matriz africana e umbanda no Rio Grande do Sul a entrar com protocolo para o tombamento", salientou o parlamentar. A diretora espiritual do Centro de Umbanda Ogum Lanceiro e Iemanjá, Mãe Eloá de Oxalá, agradeceu a homenagem e, emocionada, lembrou das pessoas que ajudaram a construir o trabalho da entidade.

Presente no Grande Expediente, o professor de História Jorge Nascimento afirmou que a homenagem na Câmara deve servir como momento de reflexão sobre o significado de cultura e história. "Esse momento representa um passo à frente. Estamos reconhecendo formalmente e oficialmente que existe uma religião que tem um trabalho civilizatório e de organização cultural que traz uma contribuição para a civilização atual", ponderou.

O diretor de Economia Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Denisson Beretta Gardione, ressaltou que a busca pelo tombamento junto ao Iphan já é um movimento vitorioso. "É um passo contra qualquer tipo de intolerância", afirmou. 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10