Tema recorrente dos pronunciamentos dos vereadores na Câmara Municipal de Canoas, o atendimento prestado pela AES Sul no município voltou a ser abordado na sessão desta quinta-feira (22). O vereador Juares Hoy (PDT) comentou o recebimento de convite enviado pela Promotoria de Justiça Especializada de Canoas para uma reunião, em 20 de novembro, que discutirá os serviços da concessionária.

De acordo com o documento, encaminhado também ao Procon e à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o tema do encontro será "a lesão aos interesses dos consumidores do serviço de energia elétrica, em razão das dificuldades de atendimento, bem como deficiências na implementação do programa de substituição dos postes de madeira". Hoy lembrou que ajuizou ação civil pública em função do fechamento da unidade de atendimento da AES Sul que ficava na Rua Boqueirão. A estrutura foi desativada depois da abertura de uma nova loja no centro da cidade. "Lamentável o fato de a empresa ter optado pelo fechamento da unidade", afirmou.

Em seu pronunciamento, o vereador José Carlos Patricio (PSD) defendeu maior rigor na fiscalização dos serviços prestados pela AES Sul. "É preciso cobrar de forma mais rígida a responsabilidade da concessionária e o reajuste da tarifa deve estar acompanhado de retorno de investimento. A empresa tem mostrado falta de planejamento em suas ações", salientou. Autor de Grande Expediente que contou com a participação de gestores da AES Sul, em setembro, o vereador Julio Barbosa (PP) reiterou que a empresa não respeita a administração pública e os moradores da cidade.

Paulinho de Odé (PT) defendeu uma maior visibilidade do descontentamento coletivo da população de Canoas. "Somente a pressão popular poderá fazer com que a empresa reavalie a sua relação com a cidade", ponderou. O vereador Dr. Pompeu (PTB) lembrou o grande número de requerimentos direcionados à AES Sul. O parlamentar defendeu a mobilização da Câmara de Canoas juntamente com outros legislativos municipais da região e com a Assembleia Legislativa.

 

OUTROS PRONUNCIAMENTOS NOS ESPAÇOS DE COMUNICAÇÕES DE LIDERANÇA E EXPLICAÇÕES PESSOAIS

AÇÃO – O vereador Juares Hoy comentou o teor de uma ação popular, em tramitação na Justiça, que questiona o pagamento de gratificações indevidas dentro do Canoasprev. O parlamentar cobrou explicações sobre o caso. Em função da fala de Hoy, o líder do governo na Câmara, Ivo Fiorotti (PT), lembrou que a Prefeitura ficou um terceiro lugar no ranking de transparência realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O vereador Emilio Neto (PT) enfatizou que todas as informações referentes a salários de funcionários da administração municipal estão disponíveis no site e acessíveis à população.

CHUVA – O vereador Aloisio Bamberg (PPL) abordou as enchentes enfrentadas pela população. Disse que a tendência é de aumento do nível da água. Comentou que as alterações climáticas são resultado de uma série de ações praticadas contra o meio ambiente, como os desmatamentos, e defendeu a necessidade de conscientização da população e de ações de enfrentamento.

FISCALIZAÇÃO – Francisco da Mensagem (PSB) afirmou que irá intensificar no seu mandato a fiscalização dos serviços públicos. "A função do vereador é legislar e fiscalizar, queremos trazer resultados efetivos para a população", argumentou.

MÉDICOS – Presidente da Comissão de Saúde da Câmara, o vereador Walmor Solano Herrmann (PDT) comentou a sua participação na posse da nova diretoria do Hospital Nossa Senhora das Graças. Criticou a falta de diálogo da instituição com os médicos e disse que a Comissão de Saúde acompanhará a situação de perto.  

 

INDICAÇÕES APROVADAS E VETOS

 

INDICAÇÕES

Indicação de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à AES-SUL que efetue a troca de um poste localizado no setor 2, quadra DD, em frente à casa 31, bairro Guajuviras.

Indicação de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à AES-SUL que efetue a troca de um poste localizado no setor 1, quadra D, em frente à casa 4, bairro Guajuviras.

Indicação de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à AES-SUL que efetue a troca de um poste localizado no setor 5, quadra M, em frente ao n° 1556, bairro Guajuviras.

Indicação de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à AES-SUL que efetue a troca de um poste localizado na Rua 5, setor 6, quadra CC, em frente ao n°45, bairro Guajuviras.

Indicação de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à AES-SUL que efetue a troca de um poste localizado na rua 5, setor 6, quadra CC, em frente ao n° 20, bairro Guajuviras.

Indicação de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à AES-SUL que efetue a troca de um poste localizado na rua 5, setor 6, quadra CC, em frente ao n° 10, bairro Guajuviras.

Indicação de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à AES-SUL que efetue a troca de um poste localizado no setor 2, quadra CC, em frente à sala 1, na Av. 17 de abril, bairro Guajuviras.

Indicação de autoria do vereador Francisco da Mensagem (PSB). Solicita à AES-SUL que efetue a troca de um poste localizado no setor 5, quadra ii, em frente ao bloco 8, na Av. 17 de abril, bairro Guajuviras.

 

VETO

Foi aceito o veto nº 0009/2015. Autoria: Gabinete do Prefeito Municipal. Veto parcial ao Projeto de Lei Legislativo nº 30, de 2015, que “Institui o Dia Municipal Sem Carro e dá outras providências”. 

Câmara Canoas

Fale Conosco

Rua Ipiranga, 123 - Centro - CEP 92010-290 - Canoas / RS
Telefone: (51) 3462-4800
Horário: segunda a quinta-feira, das 12h15min às 18h15min e sexta-feira, das 8h às 14h.
protocolo@camaracanoas.rs.gov.br
CNPJ: 89.768.535/0001-10